Referendos e Contradições
Recebi vários emails sobre o referendo do desarmamento. Confesso que acho a argumentação das correntes do SIM e do NÃO desmotivantes. Mas, saturado de tanto ler mensagens com esse tema, resolvi responder a um especial onde um amigo me expõe 20 motivos irônicos para votar NÃO. Pretendo votar no SIM, pelo desarmamento, mas admito mudar para o Não desde que esclarecidas algumas dúvidas provocadas pelos motivos expostos. Senão vejamos:
Motivo 1: Descobri que a arma legal alimenta os bandidos. Todas aquelas AR-15, AK-47, granadas e bazucas que os traficantes do Rio usam foram roubadas de cidadãos honestos que compraram as armas legalmente. Da minha casa mesmo, por exemplo. Ano passado me roubaram quatro mísseis stinger.
Dúvidas: Quantas pessoas "de bem", trabalhadores, responsáveis, que você conheça, tem em casa um AR-15, AK-47 ou similar? Pode ser de menor poder de fogo.
Motivo 2: Descobri que todos os pais que têm armas de fogo costumam deixá-las carregadas e engatilhadas em cima do sofá da sala. Por isso que 94 milhões de crianças brasileiras morrem brincando com armas de fogo todos os anos.
Dúvidas: Quantas pessoas com as mesmas características da dúvida anterior, guardam suas armas descarregadas e escondidas em suas casas? As pessoas guardam suas armas descarregadas? Considerando que as situações de defesa são imprevisíveis, e uma arma ainda descarregada, a defesa estaria garantida? Se as armas estiverem guardadas e carregadas, qualquer pessoa está garantida contra acidentes, que também são imprevisíveis?
Motivo 3: Descobri que todos os assaltantes de casa têm super poderes. Eles atravessam portas e paredes e se materializam imediatamente na sua frente e apontam uma arma para a sua cabeça enquanto você ainda está deitado, tornando impossível qualquer reação. Eles não perdem tempo e não fazem barulho arrombando portas.
Dúvidas: Alguém já experimentou arrombar a sua própria porta para ver se dá tempo de reagir a uma situação dessas? Considerando, inclusive, que a arma pode estar descarregada por medida de segurança de acidentes com sua família. Alguém conhece muitos casos de arrombamentos de portas enquanto a família está em casa?
Motivo 4: Descobri que se eu vir ou ouvir algum bandido pulando a cerca e entrando no meu quintal, eu não vou conseguir afugentá-lo com um tiro para cima ou para o chão. Se ele ouvir o tiro, aí sim, é que ele vai ficar excitado e vai querer de toda forma entrar em casa e trocar tiros comigo. Eles adoram fazer isso.
Dúvidas: Alguém já experimentou isso? Ultimamente, os confrontos entre polícia e bandidos nos tem rendido cenas que não demonstram intimidação da parte supostamente infratora. Essa visão romântica de que um tiro para o alto resolve, nós aprendemos nos seriados de TV a ainda achamos que resolve. Mas, também aprendemos na TV e no dia a dia que bandidos já não agem sozinhos e não pulam muros como se fossem roubar galinhas. Aprimoraram-se. Estudam os hábitos da vítima, seus horários, sua família, e quando sentem-se confiantes e principalmente, quando menos esperamos, agem. Alguém saberia responder quantos conhecidos seus conseguiram evitar que alguém entrasse "no seu quintal" com essa técnica de "tiro para o alto", na atualidade?
Motivo 5: Descobri que os 570 MILHÕES de reais investidos para realizar o referendo foram muito bem empregados. Afinal, porque que a gente vai gastar com segurança, quando se pode gastar num referendo? E dizendo SIM eles, nossos governadores, vão ver o quanto a gente adorou ter esse privilégio de exercer nosso direito como cidadão de decidir os rumos de nosso Brasil!
Dúvidas: Alguém sabe para que serve um referendo? Quantas pessoas você conhece que não desejam, sinceramente, participar de decisões dos destinos do país e da sociedade? E não importa se concorde ou discorde com o destino. Quantas pessoas você conhece que preferem entregar esse destino nas mãos dos legisladores? Você confia neles?
Motivo 6: Descobri que se o NÃO ganhar, as armas de fogo vão imediatamente ficar 90% mais baratas e vai acabar a burocracia para a compra de uma. No dia seguinte à vitória do NÃO, qualquer pessoa (bandido ou não) vai poder ir numa loja de armas, comprar um 44 e oito caixas de munição, já vai sair armado e vai para o bar mais próximo para arrumar briga e me matar.
Dúvidas: É isso que está sendo referendado? Não entendi assim. Entendi que, qualquer que seja o resultado, minha vida e a de milhões de outros brasileiros no dia seguinte ao referendo continuará a mesma. Insegura, desconfiada, descrente das políticas públicas de segurança, com medo de andar nas ruas, ouvindo tiros vindos das favelas e sem armas em casa. Seria diferente?
Motivo 7: Descobri que delegados e policiais civis militares e federais - que são em quase totalidade favoráveis ao NAO - não entendem N-A-D-A de violência e criminalidade. Quem manja mesmo do assunto são atores, sociólogos e dirigentes de ONGs internacionais.
Dúvidas: Alguém sabe quanto ganha um policial? Alguém acredita que a polícia consiga dar conta da violência independente do referendo? Alguém acredita que o contingente policial é suficiente para isso? Se você estivesse no lugar da polícia, o que diria? Confesso que mesmo que pensasse em votar no NÃO (acho que alguém vai me convencer a mudar a partir destas dúvidas), se eu fosse policial diria: Meu filho, compre uma arma e se vira que eu não consigo te garantir nada.
Motivo 8: Descobri que estrangeiros que lideram ONGs como a Viva-Rio têm muita experiência no assunto. Afinal, todo mundo sabe que a situação social, econômica e de criminalidade da França, Inglaterra e Estados Unidos (que é de onde eles vêm) é IGUALZINHA à realidade do Brasil. Não tenho a menor dúvida de que as teorias que eles têm vão funcionar direitinho aqui.
Dúvidas: Alguém acredita que o fato de poder comprar ou não uma arma é determinante para que países como esses tenham suas condições sociais, econômicas e de segurança como referência de primeiro mundo? Esses países são mais armados que o Brasil, bem mais, mas alguém já perguntou à população se sentem-se seguros?
Motivo 9: Descobri que o governo quer que a gente vote sim. E o governo sempre pensa no nosso bem. Afinal, todo mundo sabe que a qualidade da saúde pública, ensino público, segurança pública, e etc vem melhorando cada vez mais, dia a dia.
Dúvidas: Você sempre votou contra o Governo? Sempre a favor? Qual Governo? Se você vota pelo que o Governo quer, porque você vota? Precisa votação? Você acredita que o Governo (ou des-governo) tem crédito para influenciar seu voto?
Motivo 10: Descobri que todos os cidadãos de bem assim que acabarem suas munições vão manter suas armas eternamente sem munição, até se deteriorarem, nenhum vai buscar bala no mercado negro, e assim não corre o risco do mercado negro se fortalecer.
Dúvidas: Qual mercado negro que você conhece, no nosso país, é fraco? Qual o atrativo do mercado negro, o preço ou a ausência do produto? Você já comprou dolar no mercado negro? Já comprou carne? Você sabia que, mesmo sendo permitida a compra de moeda estrangeira (com limites) existe mercado paralelo de dolar? Você acredita que, quem compra em mercado negro qualquer produto (legal ou ilegal) o faz porque tem propensão a isso ou quer levar algum tipo de vantagem, independente de legislação ou punição?
Motivo 11: Descobri que se o SIM ganhar, não vão mais acontecer mortes banais. Maridos ciumentos só vão agredir as mulheres com travesseiros, torcidas organizadas vão se dar as mãos, facas e canivetes vão perder o fio, tijolos e paus vão ficar macios e os pitboys vão todos se converter ao budismo.
Dúvidas: Alguém acredita que maridos deixarão de ser ciumentos, ridículos e violentos em função do resultado do referendo? O referendo é para pacificar torcidas de qualquer natureza? Alguém já percebeu que o prazer enlouquecido dos pitboys é a agressão covarde em função de sua força física angariada em horas de vagabundagem nas academias e escolas de lutas? Quantos casos de pitboys que usaram armas em suas agressões você conhece?
Motivo 12: Descobri que o fato dos crimes por armas de fogo terem aumentado 500% na Inglaterra nos 6 anos após o desarmamento por lá foi uma coisa super normal, afinal, a população tá se expandindo, né? É normal que haja um aumento.
Dúvidas: Alguém sabe dizer o que significa um crescimento de 500% na Inglaterra e o mesmo percentual nos Estados Unidos? Alguém sabe dizer se o aumento dos crimes está relacionado diretamente com a restrição às armas(não existiu desarmamento)? Existe estatística que comprove isso? Existe percentual aceitável de crimes por armas de fogo? Se o crime for na sua família ou provocado por você, o percentual de 1% ou 500% vai fazer diferença para você?
Motivo 13: Descobri que o jovem é a principal vítima da arma de fogo. Claro que isso não tem nada a ver com o fato de o jovem ser o maior usuário de drogas, e nem o fato de que quase 100% dos envolvidos no tráfico de drogas têm menos de 30 anos (porque morrem ou são presos antes). Isso é só coincidência.
Dúvidas: Não entendi, confesso. Veja se é isso: o fato de os jovens serem as maiores vítimas de armas de fogo está relacionado com o fato de serem os maiores usuários do tráfico. É isso? Mas as armas já não são liberadas?. Se eu votar não essa estatística melhorará?
Motivo 14: Descobri que no Texas - onde há quase uma arma por habitante - reduziu para quase a metade o numero o índice de crimes violentos nos últimos dez anos. Mas isso é porque nesses dez anos, o pessoal parou de comer carne vermelha e ouvir Bob Marley.
Dúvidas: Então, se der uma arma para cada habitante vai reduzir à metade a quantidade de crimes violentos? Quanto é a metade dos crimes violentos no Brasil? É aceitável? O que é um crime não violento praticado por arma? Se eu ouvir todos os discos do Bob Marley, comendo só alface, ficarei imune à violência?
Motivo 15: Descobri que todo mundo que tem arma de fogo é um suicida em potencial. E a única causa do suicídio é a arma de fogo, e não a falta de perspectivas, falta de um ideal, falta de um sonho a buscar ou então distúrbios mentais como a depressão.
Dúvidas: Você acha que o resultado do referendo vai interferir na quantidade de suicídios? Ele é fundamental para isso?
Motivo 16: Se o SIM ganhar, as ONGs Inglesas vão mandar a Scotland Yard investigar todos os homicídios brasileiros. (Claro que é só uma hipótese, porque não haverá homicídios, mas se um dia acontecer...)
Dúvidas: Não acredito nisso, é ironia, claro. Mas, me bateu uma dúvida. Eu votando NÃO aumenta a credibilidade da nossa polícia? Vou confiar mais? Isso está relacionado?
Motivo 17: Descobri que se algum bandido invadir a minha casa, basta eu ligar para o 190. A polícia sempre tem homens e viaturas sobrando e levará menos de 3 minutos para me atender.
Dúvidas: Alguém já mediu o tempo que leva para reagir a um bandido invadindo a casa, considerando que a arma está descarregada (vide questão 2), ou mesmo carregada mas eu não ando com ela na cintura dentro de casa? E se o bandido invadiu a casa pelo cômodo onde está a arma? Devo ter uma arma em cada cômodo? E se minha arma falhar, tenho como medir o que acontecerá? Será pior ou melhor? Existe "melhor" ou "pior" numa situação dessas?
Motivo 18: Caso isso não aconteça, basta eu fazer o sinalzinho do "sou da paz" com as mãos e o ladrão vai saber que eu sou um sujeito legal, e então ele vai embora em paz sem levar nada e sem violência nenhuma. Eles sempre agem assim quando descobrem que você é da paz, e não um daqueles psicopatas malvados que são a favor do NÃO.
Dúvidas: Então se eu votar no NÃO os bandidos pensarão que eu sou um "Psicopata Malvado"? Como faço para eles descobrirem? Espero acontecer? E se eles não se convencerem? E se eles forem mais Psicopatas e mais Malvados que eu? E se a minha Psicopatia e Malvadeza não me permitirem discernir sobre quem é bandido ou não?
Motivo 19: Caso o ladrão seja muito, mas muito malvadão, eu só preciso gritar por socorro. Em cinco segundos vão aparecer a Fernanda Montenegro, a Maitê Proença e o Felipe Dylon para me salvar e prender o bandido. Sem usar armas.
Dúvidas: Então, para minha garantia de segurança eu não posso só ser malvado, tenho que ser "muito malvadão"? É difícil ser muito malvadão? Me desculpem, mas nunca tive essa experiência consciente. É possível ser consciente, malvadão e ter uma arma na mão? Eu não me transformo em bandido assim?
Motivo 20: Se o SIM ganhar, o Brasil vai ser um país mais feliz. Que nem na novela!
Dúvidas: O referendo vai definir a minha felicidade?
Motivo 1: Descobri que a arma legal alimenta os bandidos. Todas aquelas AR-15, AK-47, granadas e bazucas que os traficantes do Rio usam foram roubadas de cidadãos honestos que compraram as armas legalmente. Da minha casa mesmo, por exemplo. Ano passado me roubaram quatro mísseis stinger.
Dúvidas: Quantas pessoas "de bem", trabalhadores, responsáveis, que você conheça, tem em casa um AR-15, AK-47 ou similar? Pode ser de menor poder de fogo.
Motivo 2: Descobri que todos os pais que têm armas de fogo costumam deixá-las carregadas e engatilhadas em cima do sofá da sala. Por isso que 94 milhões de crianças brasileiras morrem brincando com armas de fogo todos os anos.
Dúvidas: Quantas pessoas com as mesmas características da dúvida anterior, guardam suas armas descarregadas e escondidas em suas casas? As pessoas guardam suas armas descarregadas? Considerando que as situações de defesa são imprevisíveis, e uma arma ainda descarregada, a defesa estaria garantida? Se as armas estiverem guardadas e carregadas, qualquer pessoa está garantida contra acidentes, que também são imprevisíveis?
Motivo 3: Descobri que todos os assaltantes de casa têm super poderes. Eles atravessam portas e paredes e se materializam imediatamente na sua frente e apontam uma arma para a sua cabeça enquanto você ainda está deitado, tornando impossível qualquer reação. Eles não perdem tempo e não fazem barulho arrombando portas.
Dúvidas: Alguém já experimentou arrombar a sua própria porta para ver se dá tempo de reagir a uma situação dessas? Considerando, inclusive, que a arma pode estar descarregada por medida de segurança de acidentes com sua família. Alguém conhece muitos casos de arrombamentos de portas enquanto a família está em casa?
Motivo 4: Descobri que se eu vir ou ouvir algum bandido pulando a cerca e entrando no meu quintal, eu não vou conseguir afugentá-lo com um tiro para cima ou para o chão. Se ele ouvir o tiro, aí sim, é que ele vai ficar excitado e vai querer de toda forma entrar em casa e trocar tiros comigo. Eles adoram fazer isso.
Dúvidas: Alguém já experimentou isso? Ultimamente, os confrontos entre polícia e bandidos nos tem rendido cenas que não demonstram intimidação da parte supostamente infratora. Essa visão romântica de que um tiro para o alto resolve, nós aprendemos nos seriados de TV a ainda achamos que resolve. Mas, também aprendemos na TV e no dia a dia que bandidos já não agem sozinhos e não pulam muros como se fossem roubar galinhas. Aprimoraram-se. Estudam os hábitos da vítima, seus horários, sua família, e quando sentem-se confiantes e principalmente, quando menos esperamos, agem. Alguém saberia responder quantos conhecidos seus conseguiram evitar que alguém entrasse "no seu quintal" com essa técnica de "tiro para o alto", na atualidade?
Motivo 5: Descobri que os 570 MILHÕES de reais investidos para realizar o referendo foram muito bem empregados. Afinal, porque que a gente vai gastar com segurança, quando se pode gastar num referendo? E dizendo SIM eles, nossos governadores, vão ver o quanto a gente adorou ter esse privilégio de exercer nosso direito como cidadão de decidir os rumos de nosso Brasil!
Dúvidas: Alguém sabe para que serve um referendo? Quantas pessoas você conhece que não desejam, sinceramente, participar de decisões dos destinos do país e da sociedade? E não importa se concorde ou discorde com o destino. Quantas pessoas você conhece que preferem entregar esse destino nas mãos dos legisladores? Você confia neles?
Motivo 6: Descobri que se o NÃO ganhar, as armas de fogo vão imediatamente ficar 90% mais baratas e vai acabar a burocracia para a compra de uma. No dia seguinte à vitória do NÃO, qualquer pessoa (bandido ou não) vai poder ir numa loja de armas, comprar um 44 e oito caixas de munição, já vai sair armado e vai para o bar mais próximo para arrumar briga e me matar.
Dúvidas: É isso que está sendo referendado? Não entendi assim. Entendi que, qualquer que seja o resultado, minha vida e a de milhões de outros brasileiros no dia seguinte ao referendo continuará a mesma. Insegura, desconfiada, descrente das políticas públicas de segurança, com medo de andar nas ruas, ouvindo tiros vindos das favelas e sem armas em casa. Seria diferente?
Motivo 7: Descobri que delegados e policiais civis militares e federais - que são em quase totalidade favoráveis ao NAO - não entendem N-A-D-A de violência e criminalidade. Quem manja mesmo do assunto são atores, sociólogos e dirigentes de ONGs internacionais.
Dúvidas: Alguém sabe quanto ganha um policial? Alguém acredita que a polícia consiga dar conta da violência independente do referendo? Alguém acredita que o contingente policial é suficiente para isso? Se você estivesse no lugar da polícia, o que diria? Confesso que mesmo que pensasse em votar no NÃO (acho que alguém vai me convencer a mudar a partir destas dúvidas), se eu fosse policial diria: Meu filho, compre uma arma e se vira que eu não consigo te garantir nada.
Motivo 8: Descobri que estrangeiros que lideram ONGs como a Viva-Rio têm muita experiência no assunto. Afinal, todo mundo sabe que a situação social, econômica e de criminalidade da França, Inglaterra e Estados Unidos (que é de onde eles vêm) é IGUALZINHA à realidade do Brasil. Não tenho a menor dúvida de que as teorias que eles têm vão funcionar direitinho aqui.
Dúvidas: Alguém acredita que o fato de poder comprar ou não uma arma é determinante para que países como esses tenham suas condições sociais, econômicas e de segurança como referência de primeiro mundo? Esses países são mais armados que o Brasil, bem mais, mas alguém já perguntou à população se sentem-se seguros?
Motivo 9: Descobri que o governo quer que a gente vote sim. E o governo sempre pensa no nosso bem. Afinal, todo mundo sabe que a qualidade da saúde pública, ensino público, segurança pública, e etc vem melhorando cada vez mais, dia a dia.
Dúvidas: Você sempre votou contra o Governo? Sempre a favor? Qual Governo? Se você vota pelo que o Governo quer, porque você vota? Precisa votação? Você acredita que o Governo (ou des-governo) tem crédito para influenciar seu voto?
Motivo 10: Descobri que todos os cidadãos de bem assim que acabarem suas munições vão manter suas armas eternamente sem munição, até se deteriorarem, nenhum vai buscar bala no mercado negro, e assim não corre o risco do mercado negro se fortalecer.
Dúvidas: Qual mercado negro que você conhece, no nosso país, é fraco? Qual o atrativo do mercado negro, o preço ou a ausência do produto? Você já comprou dolar no mercado negro? Já comprou carne? Você sabia que, mesmo sendo permitida a compra de moeda estrangeira (com limites) existe mercado paralelo de dolar? Você acredita que, quem compra em mercado negro qualquer produto (legal ou ilegal) o faz porque tem propensão a isso ou quer levar algum tipo de vantagem, independente de legislação ou punição?
Motivo 11: Descobri que se o SIM ganhar, não vão mais acontecer mortes banais. Maridos ciumentos só vão agredir as mulheres com travesseiros, torcidas organizadas vão se dar as mãos, facas e canivetes vão perder o fio, tijolos e paus vão ficar macios e os pitboys vão todos se converter ao budismo.
Dúvidas: Alguém acredita que maridos deixarão de ser ciumentos, ridículos e violentos em função do resultado do referendo? O referendo é para pacificar torcidas de qualquer natureza? Alguém já percebeu que o prazer enlouquecido dos pitboys é a agressão covarde em função de sua força física angariada em horas de vagabundagem nas academias e escolas de lutas? Quantos casos de pitboys que usaram armas em suas agressões você conhece?
Motivo 12: Descobri que o fato dos crimes por armas de fogo terem aumentado 500% na Inglaterra nos 6 anos após o desarmamento por lá foi uma coisa super normal, afinal, a população tá se expandindo, né? É normal que haja um aumento.
Dúvidas: Alguém sabe dizer o que significa um crescimento de 500% na Inglaterra e o mesmo percentual nos Estados Unidos? Alguém sabe dizer se o aumento dos crimes está relacionado diretamente com a restrição às armas(não existiu desarmamento)? Existe estatística que comprove isso? Existe percentual aceitável de crimes por armas de fogo? Se o crime for na sua família ou provocado por você, o percentual de 1% ou 500% vai fazer diferença para você?
Motivo 13: Descobri que o jovem é a principal vítima da arma de fogo. Claro que isso não tem nada a ver com o fato de o jovem ser o maior usuário de drogas, e nem o fato de que quase 100% dos envolvidos no tráfico de drogas têm menos de 30 anos (porque morrem ou são presos antes). Isso é só coincidência.
Dúvidas: Não entendi, confesso. Veja se é isso: o fato de os jovens serem as maiores vítimas de armas de fogo está relacionado com o fato de serem os maiores usuários do tráfico. É isso? Mas as armas já não são liberadas?. Se eu votar não essa estatística melhorará?
Motivo 14: Descobri que no Texas - onde há quase uma arma por habitante - reduziu para quase a metade o numero o índice de crimes violentos nos últimos dez anos. Mas isso é porque nesses dez anos, o pessoal parou de comer carne vermelha e ouvir Bob Marley.
Dúvidas: Então, se der uma arma para cada habitante vai reduzir à metade a quantidade de crimes violentos? Quanto é a metade dos crimes violentos no Brasil? É aceitável? O que é um crime não violento praticado por arma? Se eu ouvir todos os discos do Bob Marley, comendo só alface, ficarei imune à violência?
Motivo 15: Descobri que todo mundo que tem arma de fogo é um suicida em potencial. E a única causa do suicídio é a arma de fogo, e não a falta de perspectivas, falta de um ideal, falta de um sonho a buscar ou então distúrbios mentais como a depressão.
Dúvidas: Você acha que o resultado do referendo vai interferir na quantidade de suicídios? Ele é fundamental para isso?
Motivo 16: Se o SIM ganhar, as ONGs Inglesas vão mandar a Scotland Yard investigar todos os homicídios brasileiros. (Claro que é só uma hipótese, porque não haverá homicídios, mas se um dia acontecer...)
Dúvidas: Não acredito nisso, é ironia, claro. Mas, me bateu uma dúvida. Eu votando NÃO aumenta a credibilidade da nossa polícia? Vou confiar mais? Isso está relacionado?
Motivo 17: Descobri que se algum bandido invadir a minha casa, basta eu ligar para o 190. A polícia sempre tem homens e viaturas sobrando e levará menos de 3 minutos para me atender.
Dúvidas: Alguém já mediu o tempo que leva para reagir a um bandido invadindo a casa, considerando que a arma está descarregada (vide questão 2), ou mesmo carregada mas eu não ando com ela na cintura dentro de casa? E se o bandido invadiu a casa pelo cômodo onde está a arma? Devo ter uma arma em cada cômodo? E se minha arma falhar, tenho como medir o que acontecerá? Será pior ou melhor? Existe "melhor" ou "pior" numa situação dessas?
Motivo 18: Caso isso não aconteça, basta eu fazer o sinalzinho do "sou da paz" com as mãos e o ladrão vai saber que eu sou um sujeito legal, e então ele vai embora em paz sem levar nada e sem violência nenhuma. Eles sempre agem assim quando descobrem que você é da paz, e não um daqueles psicopatas malvados que são a favor do NÃO.
Dúvidas: Então se eu votar no NÃO os bandidos pensarão que eu sou um "Psicopata Malvado"? Como faço para eles descobrirem? Espero acontecer? E se eles não se convencerem? E se eles forem mais Psicopatas e mais Malvados que eu? E se a minha Psicopatia e Malvadeza não me permitirem discernir sobre quem é bandido ou não?
Motivo 19: Caso o ladrão seja muito, mas muito malvadão, eu só preciso gritar por socorro. Em cinco segundos vão aparecer a Fernanda Montenegro, a Maitê Proença e o Felipe Dylon para me salvar e prender o bandido. Sem usar armas.
Dúvidas: Então, para minha garantia de segurança eu não posso só ser malvado, tenho que ser "muito malvadão"? É difícil ser muito malvadão? Me desculpem, mas nunca tive essa experiência consciente. É possível ser consciente, malvadão e ter uma arma na mão? Eu não me transformo em bandido assim?
Motivo 20: Se o SIM ganhar, o Brasil vai ser um país mais feliz. Que nem na novela!
Dúvidas: O referendo vai definir a minha felicidade?
<< Home