segunda-feira, outubro 30, 2006

Ainda aquele cheiro...

Acredito que por uma falha de articulação, ou de redação mesmo, o último post assumiu um caráter político partidário. Não era o caso. Sem dúvida trata-se de uma argumentação política, ou politizada, mas não era pretensão minha fazer apologia a qualquer candidato. As minhas decepções e angústias são as mesmas do povão em geral. Antes de responder, esperei acontecer o segundo turno e ver os resultados, os números. E não aconteceu diferente, uma votação esmagadora do Norte e Nordeste ao candidato Lula. Assim, continuo com a idéia anterior: os conterrâneos fizeram a diferença.
Para meu espanto, ouvindo hoje pela manhã à rádio CBN, um brilhante escritor do qual inclusive sou fã, comentava que quem elegeu o Lula foi “um povo que não lê jornal, não vê televisão ou, quando vê, só se interessa por novela, um povo que não quer saber de dossiê, mensalão...” e por aí discorreu seu discurso.
Mesmo diante do fato consumado, parece que não querem aceitar que esse povo aí descrito, e nem vou questionar a descrição, definiu sim o destino da eleição. Isso não quer dizer que sejam melhores ou piores. Democracia é isso mesmo, todos participam, a maioria decide e merece respeito. A melhor frase desse final de festa foi do FHC: “esse negócio de terceiro turno é golpe”. Ou seja, ganhou, levou.
Rancores à parte, vou deixar o assunto por aqui agradecendo cada comentário dos amigos, independente do teor, porque, como já disse, democracia é assim mesmo. Quanto ao comentário do meu querido Cony na CBN, bem, talvez ele tenha sido infeliz na articulação, mas que cheirou a preconceito, cheirou.
eXTReMe Tracker