terça-feira, outubro 17, 2006

Conterrâneos

Recentemente ouvi um jornalista elegante afirmar que o Lula conseguiu dividir o país. Em evidente pobreza de análise e de espírito, porque preconceituosa, alguns veículos de comunicação, uma espécie de “quarto poder” em nosso país, tentam implantar, ou plantar, mais um absurdo nacional. Agora, nossos irmãos nordestinos, subdesenvolvidos, são os eleitores do Lula. Já os do sul, elite sócio-econômica, são os eleitores do Alckmin.
As mesmas fontes tentam manter no ar a idéia de que os eleitores de Lula são ignorantes, corruptos, ladrões, ilegais, venais e agora, pasmem, nordestinos. Deixam velado que esses eleitores apóiam a corrupção e todo tipo de ilegalidade. Uma associação escandalosamente suja e maldosa. Mais um ataque à democracia patrocinado pelas elites brasileiras. Nojento!
Se realmente o povo do norte e nordeste foi responsável pela maior votação do Lula, o Lula é o menos importante. Vejo enorme importância no fato dessa população poder influenciar no destino de um país que sempre subestimou-a e esqueceu-a. Deixaram de ser manchetes do Fantástico, exibindo às elites, nas noites de domingo, humilhantes degustações de calangos e mandacarus. Dessa vez, tentando novamente responsabilizá-los pelos supostos desastres nacionais, eles “elegem o Lula”.
Sou carioca. Daqueles de falar “mermão”, expressão máxima do “carioquês”, e transformar o “s” em “x” nas palavras que falo. Me considero uma elite por ter podido estudar, receber um bom salário, ter acesso à cultura, ter casa, carro, comida e saúde. Tenho orgulho de ser neto de cearense e, mais que isso, ter vivido para ver esse povo tão brasileiro quanto eu participar e poder decidir os destinos do nosso país. É um fato histórico e sociológico importante que estão tentando encobrir.
Aquelas criaturas famintas, que produziam falsas lágrimas nas elites, estão aí mostrando que podem, e como podem! Fazendo uma revolução pelo voto. Honesto, livre e democrático. Um voto de barriga menos vazia. Uma mudança no Brasil.
eXTReMe Tracker